sábado, 11 de dezembro de 2010

Arquitectura Renascentista

Características:
  -Uso de elementos greco-romanos (Cúpulas,arcos de volta perfeira,abóbadasde berço,frontões triangularese colunas.
 -Racionalismo
-Simetria
-Horizontalidade




                                                               Fillippo Beunelleschi





Catedral Santa Maria Das Flores em Florença

Escultura Renascentista




 Características:
   -Naturalismo.
   -Realismo.
   -Expressividade da figura humana.
   -Temas:estátuas equestres,retratos dos cristãos.

                                                                        
                                                                  Miguel Ângelo
 



David

Uma das Suas Obras.


Pintura Renascentista


                 Características :
    -Pintura a óleo
    -Uso da prepsectiva
    -Uso do sfmato
    -Temas:Paãos e retratos de nu.
 
  
                                                                   Leonardo da Vinci 




Mona Lisa
Uma das suas Obras.


domingo, 17 de outubro de 2010

Instrumentos Náuticos

Bússola.

A bússola é um instrumento muito antigo que permite ao homem orientar-se quando se desloca. Não se sabe ao certo se foram os Árabes ou os Chineses que a divulgaram na Europa.
Uma bússola é um instrumento constituído por uma agulha com propriedades magnéticas que roda à "procura" do Norte sempre que a movimentamos. Uma das extremidades dessa agulha é atraída para a direcção Norte.






Astrolabio





O astrolábio é um instrumento muito antigo, com o qual se media a altura dos astros acima do horizonte, permitia descobrir a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio dia. Mas como era isso possível se não havia relógios? Era sim, pois mediam o tempo com ampulhetas, mas com resultados pouco rigorosos. Era vantajoso em relação ao quadrante, não só porque era mais fácil trabalhar à luz do dia, como pelo facto de a Estrela Polar não ser visível no hemisfério sul.



Quadrante

O quadrante permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da Estrela Polar.
Tinha a forma de um quarto de círculo, graduado de 0º a 90º. Na extremidade onde estavam marcados os 90º tinha duas pínulas com um orifício por onde se fazia pontaria ao astro. No centro tinha um fio de prumo. Observando a posição do fio de prumo lia-se a graduação que indicava a altura do astro.
Tanto o quadrante como o astrolábio permitiam saber se a embarcação se encontrava mais a norte ou mais a sul, é através da medição do ângulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, ou medindo a inclinação do sol, também em relação ao horizonte.



Balestilha
A Balestilha é um instrumento de orientação que foi muito usado na época dos Descobrimentos portugueses para orientação no mar, ajudando a determinar a latitude a que um navio se encontra. Mede a altura de um astro ou a distância angular entre dois astros.
       


                                   
                                                      Portulano

surgiu nos finais da Idade Média uma nova, e verdadeira, cartografia, com o aparecimento e difusão nos séculos XIII-XIV da chamada “carta-portulano” mediterrânica.

               



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Embarcações dos descobrimentos



Caravela


A partir de 1441, os portugueses passaram a utilizar caravelas nas suas viagens de exploração atlântica. Tal tipo de navio veio a revelar-se o mais adequado para a realização deste tipo de expedições, pois era um navio adaptado à exploração, rápido e usado como recurso de defesa de algumas armadas.



Nau
Com a primeira viagem de Vasco da Gama à Índia passou a predominar a nau. As naus transportavam pano redondo (e também pano latino se necessário). A nau apresentava três mastros e castelo à popa e à proa.

 

                                                                    Galeão

Um galeão é um navio a vela que possui quatro mastros, de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utililizado no transporte de cargas que possuiam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII. Alguns tinham 1200 toneladas e 40 bocas de fogo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010


Idolo :'D
Meu eterno 23(L) 

Importante?-Muito(L'
 Idolo?-SEMPRE^^
Benfiica?-Maior viiciio:)
 Adoro'te muito <'3